The Perfect Thing.
Comecei a ler um livro sensacional que eu ganhei de Dia dos Namorados este ano que fala sobre o iPod e sua trajetória rumo ao título de mp3 player mais popular do mundo. Fiquei sabendo da existência do livro apenas porque li um pedaço de um capítulo que foi traduzido para o português pela Época Negócios em sua primeira edição. Como sempre fui fascinado por este aparelho e pela engenharia de produtos da Apple, me interessei de imediato. Casualmente, eu havia comprado recentemente um iPod Nano (3ª Geração) e pude constatar na prática que ele é, sem dúvida, o melhor mp3 do mercado em termos de qualidade de som e interatividade. Qualidades que a Apple tem de sobra em seus produtos, que são desenvolvidos sob o guarda-chuva de exigências de Steve Jobs, CEO absoluto da empresa. Minha simpatia com a Apple surgiu logo depois que comecei a trabalhar com um MAC e pude sentir os benefícios operacionais de se trabalhar com um produto Apple. Por todas essas razões fiquei muito entusiasmado e estimulado a The Perfect Thing.
"A Coisa Perfeita" (tradução literal do título) foi escrito por Steve Levy, um conceituado jornalista que escreve uma coluna sobre tecnologia para a Newsweek nos Estados Unidos.
O livro supera, até então, minhas expectativas. Eu me perguntava antes de ter o livro se ele teria assunto para preencher 280 páginas? E tem, porque ele não se detém apenas ao iPod, mas sim as modificações que ele causou no mundo da música digital. Todos sabemos que o iPod foi um divisor de águas no mercado fonográfico e, junto com os outros mp3 players, ajudou a consolidar um novo caminho para a indústria da música - o mp3 - decretando o fim da Era do CD. O livro começa contando a história do iPod, como ele mudou a vida das pessoas e a maneira como elas ouviam música. Ele conta como surgiu o codec mp3, o desenvolvimento do Walkman, e dos primeiros tocares digitais que sucederam o player da Apple.
Acho que todos apreciadores de música deveriam ler este livro porque ele não fala apenas do história do tocador de mp3 mais famoso e popular dos últimos tempos, mas sim da evolução e da mudança que a indústria musical sofreu e está sofrendo com a pirataria e com infração dos direitos autorais. Claro, tudo isso sem perder o foco, mostrando como a Apple fez para entrar neste restrito mercado e como impôs o seu jeito de fazer negócios com o iTunes Music Store.
Pena que, por enquanto, o livro ainda tem tradução em português, mas, para quel lê em inglês, fica aí a dica.
DICA [ - The Perfect Thing - Steve Levy -]
0 [ comments ]:
Postar um comentário