[- danielSIMON web -]: março 2008


As 50 maiores séries de todos os tempos.




Saiu hoje, uma lista da Empire Online das 50 melhores séries de todos os tempos. A seleção foi definida pelo público que deveria votar na sua série favorita. Fiquei feliz de ver que muitas das minhas séries favoritas entraram no Top 50, como: 24h, Lost, Arquivo X, Simpsons, Friends, entre outras. No site, há uma página para cada um dos escolhidos, falando pouco sobre cada um, citando o melhor episódio e um curiosidade. Confiram.


Adoçante Sweetex.




Bem legal a idéia desse banner criado pela McCann da Índia. Eu adoro essas coisas! Simples e muito inteligente.

Via [ Lá Fora ]


Esterótipos...


Bem produzido e bem caracterizado esse comercial holandês. O uso de estereótipos de mafiosos italianos ficou ótimo! Sem falar nos palavrões e no inglês com sotaque italiano onde nem a assinatura escapa da referência. Me lembrou muito Máfia no Divã com Robert De Niro. Não vou dizer o cliente porque estraga a brincadeira. Tentem descobrir antes da assinatura.



Via [ bluebus ]


Simpsons na web.


No site Simpsons Free você pode assistir a penúltima temporada (18ª Temporada) de Simpsons de graça na internet sem precisar baixar ou carregar streaming o vídeo. Eu testei e é como se você estivesse vendo um vídeo do YouTube. Pena que só tem essa temporada e ela não é a última. Mas pelo menos ela funciona, diferente de outros sistemas que eu andei testando nos últimos dias.


O Coringa voltou.




A Warner Bros estava fazendo, antes da morte de Ledger, uma campanha viral que estava funcionando muito bem para divulgar o filme no Batman e gerar buzz. Mas, com a morte de Heath, as coisas haviam se tornado incertas, eles não sabiam se iriam continuar a fazer a campanha usando o Coringa ou o Duas-Caras, que é o outro vilão do filme. A algum tempo, a campanha voltou, com o Duas-Caras (Harvey Dent) como vocês podem ver no bannerzinho que eu coloquei no lateral do blog. E, hoje, lendo no Omelete, eu descobri que eles resolveram usar o Coringa novamente. Vejam as intervenções do Coringa no Gotham Times.

A campanha toda é sensacional! Vou colocar o link para o Brainstorm#9, onde vocês podem ter uma noção do tamanho e da ações da campanha de divulgação do filme. Neste link, ele fala da ação que, na minha opinião, foi a mais legal e mais divertida, principalmente, para quem participou e levou o "brinde". Vale a pena conferir.


Design no papel e com papel.




Bem legal o trabalho artístico desse designer que trabalha com esculturas de papel. O cara é muito bom! Ele é extremamente detalhista nas suas criações. Vale a pena conferir o trabalho de Gail Armstrong.

Via [ CDC Fabico ]


Falso ou real?




Vazou na internet um possível poster para Arquivo X 2. Não sei não... me parece fake. Só que a FOX já está demorando demais para o meu gosto para liberar o teaser trailer em alta qualidade para podermos ver melhor. Pode ser uma estratégia para deixar os fãs mais ansiosos. Se for isso já está funcionando!

Via [ /film ]


Maldito joguinho viciante.


Já meio velinho o jogo, mas ainda sim continua viciante... Eu fui mostrar aqui hoje para o pessoal da agência e bati meu record sem querer. Segue o printscreen... tem que registrar, né!


Loja da Apple inaugurou ontem no Rio.


A primeira loja da Apple no Brasil inaugurou ontem, quinta-feira, no Barra Shopping do Rio. Ela funciona dentro da Fnac, gigante holandesa de eletrônicos. Todos os produtos da Apple estarão a venda lá, menos o iPhone que ainda não está disponível no Brasil.

O melhor de tudo é que a Apple Shop segue o padrão das grandes lojas européias e americanas onde as pessoas podem usar os produtos, fazendo o test-drive antes da compra, facilitando a interação e o processo de escolha. Em algumas lojas do Brasil, não vou citar nomes, é disponibilizado no balão apenas o mockup (modelo de plástico) do produto onde só nos resta observar o design e, no máximo, sentir o peso do aparelho antes de comprar. Eu, particularmente, odeio essa prática! Quando eu chego em uma loja para comprar um aparelho eletrônico eu quero ver como ele funciona, como é a interface do menu, como ele se comporta, as funções e principalmente, testar sua intuitividade! No caso do iPod, é imprescindível sentir sua intuitividade antes da compra, o produto seduz completamente só no girar do clickwheel. Por causa disso, a loja da Apple já sai com muitos pontos extras!

E, a previsão deles é que, até o fim do ano, a franquia se extenda às grandes capitais. Já estou ansioso para ter uma loja Apple aqui em Porto Alegre.


X-Files 2 - Teaser Trailer em breve nos cinemas.


Sendo um fã eterno de Arquivo X eu não poderia deixar de colocar aqui o novo trailer que vazou na internet essa semana. Ele mostra um pouco mais da história mas é impossível definir a trama do filme ainda. Mas, como estamos falando de Arquivo X, eu imagino que o roteiro vai ser ótimo e eles vão inventar uma boa explicação para eles voltarem para o FBI depois do fim da série. Pelo menos é o mínimo que eu espero!



Ainda em tempo...




Falando da Apple e do Steve Jobs, o mago da Apple ganhou na internet um mosaico feito com produtos da empresa. O autor é desconhecido até onde eu sei.


Apple's Short Story.




Essa pequena historinha do The Museum Of Modern Fiction (Museu da Ficção Moderna), escrita e ilustrada pelo designer Josef Lee, mostra uma versão bíblica da origem da Apple. Uma versão irônica e inteligente que, sutilmente, mostra a diferença de ponto de vista entre a Microsoft e a Applem, onde a Apple é cool e esperta e a Microsoft (leia-se Windows) é tapada e burra. Vale a pena ler... sem falar que o conceito se encaixa perfeitamente com o conceito utilizado na campanha mundial da Apple - Mac vs PC, onde o temos o cara Cool (Mac) e o nerd cafona (PC). Adorei o paralelo traçado nas entrelinhas! E, a ilustração é muito boa! Já virei fã desse ilustrador! Para ler a história toda é só clicar aqui.

Via [ start drawing ]


Homenagem de um fã a Jackie Chan.


Depois de ver esse vídeo eu fiquei ainda mais fã de Jackie Chan. O cara quase se matou fazendo muitas dessas cenas! E, podemos constatar que ele não é bem certo também...




Via [ bits & pieces ]


GettyImages lança site experimental.



A GettyImages lançou um site com uma série de experimentos com base no seu banco de fotos. Para acessar é necessário o último plugin de flash e do shockwave para poder interagir com os experimentos.

O que eu achei mais legal, embora não tenha visto todos, foi esse: Information Interactive - onde uma foto origina um mosaico de várias outras fotos carregadas na hora do banco de dados deles. Acessem lá...


Interessante...




Via [ ginga blah ]


Fotos criativas...




Eu realmente não sei quem produziu essas fotos, mas muitas delas foram feitas para ilustrar anúncios e campanhas de grandes marcas. Vale a pena conferir.

Creative Photos

Via [ bits & peaces ]


É impossível não bocejar.


Pelo menos pra mim! Eu não consigo olhar esses anúncios do Zoológico de Buenos Aires por muito tempo sem sentir vontade de bocejar. Eles são meio antigos, mas eu os resgatei porque acho muito legal a interação involuntária que eles provocam. Não deve funcionar para todo mundo, mas eu fui atingido em cheio!







Via [ adsoftheworld ]


Grave sua fita cassete.


Eu já tinha ouvido falar do seeqpod
e cheguei a testá-lo alguns dias atrás montando minha playlist. O Seeqpod é um site que busca músicas na internet e permite a criação de playlist instantâneas online, tudo isso de graça. Até aí tudo bem... mas o novo site deles, o MixTape, é sensacional... Pra começar o estilo é totalmente retrô! O site se utiliza de fitas cassete como desculpa para que você possa montar suas playlists como se tivesse gravando fitas para ouvir e, ainda pode publicá-las em qualquer lugar. Eu já testei e pretendo usar bastante! Aqui está o primeiro teste. Só me desculpem pela capinha, mas tive muito tempo pra fazer uma legal então usei um dos skins que eles disponibilizam.





Via [ swiss miss ]


Sombras...



Via [
bits and pieces ]


Reciclando suas caixas velhas.


É impressionante o trabalho de Chris Gilmour, artista britânico que faz arte com papelão. Entre as suas criações está o Aston Martin dirigido por 007, claro, feito de papelão! Preste atenção nos detalhes.






Via [ cyber vida ]


Prévia dos próximos episódios de LOST.




Via [ spoilers lost ]


David Lynch explica como ter idéias.


Ou seria: como ter idéias SURREALISTAS!


Excelente curta da Pixar.


Acabei de rever no blog Animatronic esse curta da Pixar que passou nos cinemas antes Ratatouille. Eu adorei esse curta quando vi no cinema! E, agora eu achei ele inteiro no YouTube e, estou postando aqui.



Via [ animatronic ]


Homer Simpson real.


Como eu havia prometido aí está - Homer Simpson. Mais uma criação da pixeloo.com, desta vez invadindo o mundo dos desenhos animados.



Via [ pixeloo ]


O exagero parte dois.


Esse é a nova mega produção da Carlton Draught chamada SkyTroop. Para ver em melhor resolução é só acessar o site oficial. Eu adorei!



Via [ advertido ]


Museu Virtual do Sapato.



Cada sapato maluco!!! Fico pensando nos designers que projetam essas peças de museu. Vale a pena conferir.

Virtual Shoe Museum

Via [ swiss miss ]


O que é Design?




Eu achei simplesmente genial essa capa de cd, diferente de todas as outras de hoje! Pra começar, ela é totalmente all type e o texto é muito bom! Ela foi criada pelo antigo escritório de design britânico Hipgnosis que também foi responsável pela criação das arte de álbuns de grandes bandas como: Led Zeppelin, Pink Floyd, Genesis, Black Sabbath entre outros.

O álbum em questão é de uma banda chamada XTC, uma banda britânica de new wave. Esse é o segundo álbum deles e se chama Got 2. O álbum foi lançado em outubro de 1978.

Abaixo eu vou colocar um clipe do hit deles: Making Plans For Nigel.



Via [ computer love ]


FX faz ação para anunciar novo programa.


Bem pertinente essa ação que o canal FX, o canal do homens, está fazendo nos banheiros masculinos para divulgar seu novo programa
Sexy Camera. A idéia é colocar o público no espírito do show, fazendo os homens colocarem a mão embaixo da saia de uma garota.


A criação é da AMNewton21 da Itália.


Via [ i believe in advertising ]


Controle remoto via iPhone.


Depois que a Apple abriu o código do iPhone, milhares de programadores começaram a explorar esse novo mundo e, olha só no que deu: milhares de aplicativos open source saindo na internet de graça. O mais novo é este, que transforma o iPhone em um eficiente controle remoto para o pc. Acho que isso vai longe!



Via [ ginga blah ]



Poster de filme versão LEGO.


Muito legal o que esses caras fazem. Eles recriam posters de filmes famosos com bonequinhos de LEGO. Animal! Vou postar dois exemplos aqui e o resto dá pra conferir no
Craig Lyons e também neste site - ImpresariO Brickshelf Gallery.








Via [ blog de brinquedo ]


Mário versão carne osso...




Ficou bem engraçada e legal essa versão photoshopada do Mário de carne e osso feito pelo cara da pixeloo.com. E a versão do Homer Simpson já está 90% pronta... quando sair eu coloco aqui!


Via [ comunicadores de plantão ]


Teaser trailer de Madagascar 2: Escape to Africa.




Via [ screenhead.com ]


LEGAL!!!



Via [ woodstercollective ]


Asian Paints for Kids.




Muito legal a iniciativa que Asian Paints fez para as crianças. Ele editaram versões de clássicos infantis em tinta fosforecente, possibilitando a leitura no escuro. Bem interessante o efeito! A criação é da Ogilvy & Mather, Mumbai.

Via [ bestadsontv ]


Tali Kimelman - Fotógrafo / Manipulador.




Além de excelente as fotos, o portfolio feito em flash deste fotógrafo tem um recurso bem prático e interessante de visualização das fotos antes e depois da manipulação. É só arrastar o mouse por cima e ver o resultado. Além disso, as fotos ainda podem ser ampliadas para que se possa ver os detalhes da edição. Vale a pena conferir.

http://www.talikimelman.com


Físico VS Digital.


Muito legal a brindeira do físico vs digital no novo filme da Volkswagen que anuncia o lançamento do novo portal da emnpresa : volkswagen.co.uk.



Via [ advertido ]


Sprint: Nascar


Mais dos comerciais da Sprint se utilizando dessa técnica que fotografa rastros luminosos. O efeito visual é sensacional!


AXE - The Soup Squad.


Mais um site da AXE LYNXS.

http://www.lynxeffect.com.au/lass/


Siftables? O que é isso?


Muito interessante... com uma tela Oled isso se tornaria uma espécie de Post it eletrônico.



Via [ blog da ginga ]


Pepsi lança bebida sem mídia convencional.


A Pepsi lançou, nos Estados Unidos, uma bebida, a TAVA, se utilizando apenas da internet, banners em sites, sampling e distribuição da bebida para formadores de opinião. O interessante é que o target da bebida fica entre 35 e 49 anos, público-alvo considerado offline. Ou seja, público que não seria impactado diretamente por essas mídias! Então, será que a Pepsi escolheu a estratégia errada? Segundo eles, existe uma parcela desse público que se adaptou ao meio internet e a mídia digital, aprendendo a utilizá-lo. Por isso a escolha de lançá-la dessa forma, para atingir esse "novo" público.

Achei interessante e legal a iniciativa da Pepsi arriscando-se nesse estratégia de divulgação. Por isso resolvi colocar aqui essa notícia. É sinal de que as coisas estão mudando! A internet vem recebendo cada vez mais atenção e verba de mídia, sendo cotada como uma grande aliada e, muitas vezes, carro-chefe na divulgação de um produto. Claro que, como todo meio e toda mídia, ela tem suas características próprias. E, muita gente ainda não sabe explorar o que de melhor a internet tem para oferecer. É natural que isso ocorra em um meio novo, mesmo que esse meio já tenha mais de 10 anos. Afinal ele ainda é um terreno pouco explorado.

Via [ bluebus ]


Justin Maller - Excelente ilustrador.




Bem legal o trabalho desse ilustrador australiano. Vale a pena conferir no site dele - Jacky Winter/Justin Maller as ilustrações.


Gnomos aterrorizam cidade argentina.


Só pode ser um viral!


Navegue na internet pela webcam.



Bem diferente o site da agência Publicis & Hal Riney de São Francisco. Logo na abertura do site ele diz que não é preciso o uso do mouse para navegar pelo site e que você pode usar as mãos. Eu testei e achei bem interessante o recurso, mas ele ainda é pouco intuitivo e lento. Esperava mais, mas pelo menos eles estão inovando.


Street Fighter 4 Trailer.


O visual gráfico desse trailer é sensacional! Eu procurei no youtube esse vídeo pra colocar aqui e agora eu finalmente encontrei. É o trailer do jogo Street Fighter 4. Muito legal.


Mais um da série famoso comercial vira viral.


Desta vez foi a PotNoodle que tomou a iniciativa para parodiar o filme da Guinness que foi um dos comerciais mais caros da história da propaganda.

Paródia:



Filme original da Guinness:



Via [ yesbutnotyes ]


Trailer do Hulk no Youtube em HD.


Segue o trailer do HULK em Alta Definição (demora um pouco pra carregar mas vale a pena esperar) via Youtube... Bem diferente do filme do Ang Lee! Não espero pouca coisa de um filme que envolve Edward Norton no roteiro e na produção. É um grande ator que faz bons filmes. O trailer promete uma nova abordagem!




Photoshop Disasters.


Bem interessante esse site que aponta erros deixados por manipuladores e/ou designers visivelmente cansados! Essa imagem que a modelo tem uma mão flutuante nas costas é sensacional... como é que eles não viram isso antes? Eu já coloquei como link permanente na seleção de links do blog.



Via [ Swiss Miss ]


Vídeo na internet + Idéia = Viral.


Acho legal quando alguém pega um vídeo que fez sucesso na internet, edita ou modifica, dando outro sentido completamente diferente do original, tranformando em um viral ou em um comercial. É o que essa agência de Paris, Callegari Berville Grey, fez com esse famoso vídeo onde uma manada de búfalos volta para salvar um pequeno filhote que foi atacado por leões. Vale a pena ver.



Via [ I believe in ads ]


WALL-E.


Saiu o novo trailer de Wall-E a nova animação da Pixar. É sensacional! Os caras sempre se superam... Ratatouille que já foi surpreendente, por isso estou com uma grande expectativa para esse! Segue na seqüência o trailer.


Crie seu próprio spot de rádio online.


No site makeradio.org você faz o seu próprio spot de rádio online e ainda concorre a um prêmio de melhor spot no Mercury Radio Award nos Estados Unidos. O site é bem interessante e tem várias ferramentas a disposição para a sua criação. O spot deve ter 30 segundos e deve seguir o Briefing disponível no site. A criação é da Goodby, Silverstein & Partners de São Franscisco.

Via [ bestadsontv ]


Área 95.


A Nokia criou um blog chamado Área 95 para divulgar o concurso que eles estrão promovendo. O concurso consiste no seguinte: os participantes deverão montar um celular N95 com todas as funções e recursos que ele tem se utilizando ou de seu próprio celular e/ou da sua própria imaginação. A idéia é bem legal! Vamos ver no que dá. Se quiser participar é só enviar o "Frankstein" para o blog e concorrer.

Via [ digital drops ]


A piada mais engraçada do mundo.


Finalmente eu achei! Fazia alguns anos que eu tentava achar esse sketch da série do Monty Python: The Flying Circus e agora eu finalmente achei! É sensacional... A idéia é muito boa...


69,000 Screens + Star Wars + Santa Ceia =


Star Wars Last Supper Mosaic. Este é nome dado e esta peça de 2 metros criada por um levemente viciado em Star Wars. O mosaico gigante foi feito com 69,000 cenas capturas dos 6 filmes do saga espacial. E, segundo o próprio autor da façanha, levou duas semanas para ficar pronto e precisou de um bom computador para suportar o tamanho do arquivo final - 2Gb.



O conceito do trabalho é muito bom, sem falar na relação com a Santa Ceia. Gostei.



Via [ io9 ]


Paródia do filme novo do iPod Touch.


Não demorou muito para alguém se aproveitar do comercial do iPod touch. Desta vez quem garantiu muitos views no youtube foi a empresa Invisible Shield, que vende capas protetores para iPods, cameras e celulares. O oportunismo valeu a pena e deu muito certo, pois a paródia já ultrapassou o número de views do filme original.

Segue abaixo a paródia:



Filme original:




Via [ advertido ]


O começo do fim do Blue-Ray?


Já está em desenvolvimento uma nova mídia, do tamanho físico de um DVD, que terá a capacidade de armazenamento de 1 Terabyte (1000 Gb). A capacidade de um disco Blue-Ray é de míseros 50Gb! Será o fim do Blue-Ray antes mesmo de ter sido lançado para todo o mercado? Ainda não! Parece que essa tecnologia ainda vai levar tempo para tornar-se disponível para o consumidor final porque ainda está em fase de testes. O Teradisc, é feito de com um material muito barato que é utilizado nas mídias mais comuns hoje em dia, o que significa que, se ele chegar a ser vendido, deverá vir com um preço acessível. É esperar pra ver.




Via [ informatiquez ]


Ação ecológica para a Sanctuary.




Via [ bestadsontv ]


MTV mostra trailer de Incrível Hulk.


A MTV americana vai exibir o trailer do novo filme do HULK nesta quarta-feira. Vamos esperar que quarta o trailer já esteja no Youtube para que eu possa colocar aqui.



Via [ /film ]


Muito boa essa tirinha!


Resume muito bem onde grandes empresas visionárias como a Apple e o Google investem seu tempo: na busca pela simplicidade sem perda de qualidade e funcionalidade.




Via [ swiss miss ]


Portfolio de fotografia/manipulação BEM legal.




Sven Prim Photo/Retouch

Via [ Reform Revolution ]


Divulgando JUMPER nos shoppings.


Ação criada pela MPM nos cinemas para divulgar o filme JUMPER, consistiu na instalação de uma tela gigante que projetava imagens de pontos turísticos ao redor do mundo. Ao se movimentar, as pessoas alteravam as imagens como se tivessem se teletransportando para outra paisagem. Bem legal e totalmente pertinente com a atmosfera do filme.



Via [ Bluebus ]


Novas mídias interativas?


Eu aposto nelas! A interatividade e o entretenimento serão o futuro da propaganda. Bem interessante o projeto dessa empresa - Inition.


Via [ lá fora ]


Outdoor Koleston.



Esse outdoor foi estrategicamente posicionado para que desse a impressão que a silheta ficasse pintando o cabelo de acordo com a hora do dia. Muito legal!!! Criado pela Leo Burnett do Líbano.

Via [ directdaily ]


Filme novo do Banco Real.


Bem legal o conceito desse novo filme do Banco Real criado pela Lew'Lara\TBWA e produzido pela O2. Bem bonito! Eu gostei!



Via [ brainstorm9 ]


Maior canhão de ar do mundo?


A rede de restaurantes Erbert And Gerbert's resolveu comemorar o seu aniversário de 20 anos soprando as velhinhas de um bolo com um canhão de ar! Estranho? Sim! Mas sensacional o resultado! O buzz ganhou até um hotsite - Candle Cannon. O vídeo abaixo mostra a construção do canhão e o testes... Animal!!! Eu quero um desses pra mim!



Via [ colmeia ]


Teste de Audição da Cruz Vermelha.




Se eu falar alguma coisa estraga! Portanto, façam o teste.

Via [ osocio ]


SAMSUNG ARMANI.




Agora foi a vez da Samsung entrar na briga para ver quem faz os melhores celulares desenvolvidos por estilistas famosos. A Samsung lançou um hotsite para mostrar tudo o que o celular Armani faz. O site é muito bonito, estiloso e passa bem o glamour que o celular traz agregado ao nome. E, mais um celular que sai com o recurso touchscreen.


Via [ thefwa ]


Propaganda + referência + web = filme legal.


Um caso clássico de referência de coisas interessantes e/ou legais que surgem na web e, de repente, viram propaganda! Ese é o caso do novo filme da Schwepps que usa e abusa de cenas fantásticas em camera lenta. Casualmente eu tinha visto ontem uma filmagem gravada com uma camera que grava a 6000 frames por segundo. E, essa foi a referência usada nesse comercial. Pena que não posso embedar o vídeo, então vou colocar o link aqui.

Comercial da SCHWEPPS:



Link da referência:

http://br.youtube.com/watch?v=IsXCWNzuI4Q



Outdoor feito com garrafas Carlsberg.


Ação para divulgar a nova garrafa Carlsberg na Bélgica.



Via [ Bestadsontv ]


Lente 3D da Adobe.


Essa nova lente, desenvolvida pela ADOBE em parceria com a NOKIA, se resume no seguinte: você não precisa escolher o foco da imagem na hora da foto, pode fazer isso depois, criando a sensação de tridimensionalidade. É difícil explicar, melhor ver o vídeo.



Via [ Design Verb ]


Cong of the Dead Trailer.


Muito legal... Animação stop-motion totalmente trash!


Star Wars version Saul Bass.


Saul Bass foi responsável por algumas aberturas dos filmes do Hitchcock como, Psicose e Anatomia de Um Crime, entre outros. Bass tem um estilo visual inconfundível. O vídeo abaixo é um trabalho escolar inspirado nas sequências de abertura de Bass. Muito legal!




Zombies? O que eles são?



Paródia do Dove "Evolution".


Sensacional!


Via [ Além da Propaganda ]


1.164.600 Elelefantes.


Muito legal o comercial vencedor do prêmio, The Ecospot Grand Priz Winner 2007, feito pela Current TV em parceria com a Alliance for Climate Protection.



Via [ Current_ ]


Ação Hubba Bubba na Alemanha.


A agência BBDO Düsseldorf da alemanha espalhou balões Hubba Bubba, marca de chicletes, sobre diversos espaços comerciais, fazendo parecer que os modelos estavam fazendo bolas de chiclete. Tática de guerrilha inusitada, diferente e ousada, principalmente, por se utilizar de espaços comerciais comprados por outros clientes. Pena que ele não deve ficado muito, pois os donos das mídias devem ter mandado tirar no dia seguinte. Mas, garanto que, o pouco que ficou fez diferença e deve ter dado o que falar. Hoje, esse tipo de ação relâmpago é o que mais chama a atenção do consumidor.



Via [ Direct Daily ]


Você já ouviu falar em HDRI?


HDRI -
High Dynamic Range Imaging, é uma espécie de recurso que vem sendo desenvolvido para corrigir um dos pequenos problemas que as cameras digitais de hoje em dia têm. As fotos digitais tendem a ressaltar alguns pontos de luz e escurecer outros. O recurso HDRI age em cima desse "defeito" corrigindo-o, como podemos ver na foto abaixo.



Eu não sei quanto isso influenciará as fotos, mas o resultado parece bem legal, quando bem aplicado. Abaixo eu coloco duas fotos que se utilizam do recurso.






Via [ Cybervida ]