[- danielSIMON web -]: junho 2008


Google fará animação para internet.


O Google está em todas, recentemente anúnciou uma ferramente que vai medir com precisão os índicies de acessos e clicks na web - o Google Media Center - que promete ser uma espécie de Ibope para a Internet. E, agora, lança sua próxima cartada, desta vez no mundo dos desenhos animados. O gigante anunciou que fará a primeira série animada exclusiva para internet, chamada "Seth MacFarlane's Cavalcade of Cartoon Comedy". O responsábvel pela execução do cartoon é Seth MacFarlane, criador da série Family Guy (Um Família da Pesada). A série terá 50 episódios, cada um com 2 minutos cada. Ainda não foi divulgado nada sobre a trama e o tema da websérie. Por enquanto, só sabemos que o portal usará sua poderosa ferramenta, o Google AdSense, para divulgar a série.

Via [ ReadWriteWeb ]


Wall-E assume nona posição no IMDB [ correção ].




O filme acabou de estrear nos Estados Unidos e já figura na nona posição na lista dos melhores filmes de todos os tempos do IMDB. No TOP 250 escolhido pelos usuários, Wall-E tem uma das maiores notas da lista, com pouco mais de 5 mil votos. A medida que o número de votos aumentar ele pode cair ou até subir, mas isso raramente acontece. O filme é um sucesso absoluto, e, em sua estréia, já superou em arrecadação Carros e Ratatouille, últimos filmes da Pixar, com 62,5 milhões de dólares.

Via [ /film ]

Wall-E é Sensacional!


Efeito de luz.




Eu sei que esse recurso fotográfico está sendo explorado e utilizado exaustivamente de uns tempos pra cá, tanto pela propaganda quanto pelos fotógrafos que parecem ter descoberto mais um recurso para seu trabalho. Mas, achei que o trabalho desse fotógrafo dinamarques utiliza esse recurso de uma forma diferente, ou seja, inserido em meio a belas paisagens. Gostei muito do resultado. Coloquei aqui duas fotos que eu gostei muito mas vale conferir o resto do trabalho dele no site: www.lightmark.de


Curiosidade.


Você sabe o que é 1 Petabyte? É o equivalente a 1024 Terabytes que, por sua vez, é igual a 1.048.576 Gigabytes. Onde eu quero chegar com isso? Esse número é o que o Google processa de informação por dia. Impressionante, não? É difícil mensurar tanta informação! Mas tem um jeito fácil de fazer essa comparação se tornar um pouco mais fácil de imaginar. O jeito encontrado é compará-la a grãos de arroz, ou seja, um grão de arroz equivale a 1 byte. Assim sendo, 1 Megabyte é formado por 1024 bytes, isso significaria uma saca de arroz de 25kg. Vocês imaginem quanto equivale 1 Petabyte em sacas de arroz? Um absurdo! Ainda bem que essa quantidade é virtual e não fisica.

Fonte [ cybervida ]


Ação para a FEED SA.




Ação criada pela TBWA da África do Sul para a FEED SA, um fundo de caridade para crianças famintas da África. A missão da agência era impactar as pessoas sobre este problema, que tem aumentado muito nos últimos anos e tem sido ignorado pela população em geral.

A solução encontrada para chamar a atenção foi adesivar o fundo dos carrinhos de supermercado, como se tudo que fosse colocado nele pudesse estar servindo para alimentar uma criança com fome.

A campanha teve resultado, e foi registrado um aumento significativo nos acessos ao website e no número de doações.


Via [ ibelieveinads ]


O processo de criação da uma fonte.




Muita gente desconhece o processo de criação e um logotipo e a complexidade que envolve, desde uma transformação de um conceito em ícone até a escolha da fonte. No site I Love Typography podemos acompanhar o processo de criação de uma fonte e tudo que tem que ser levado em conta e tesatado antes declará-la pronta para o uso.

Testando possíveis problemas de escrita.



Criando os números.



Acho que ler sobre esse é obrigatório para quem trabalha e, principalmente, para não trabalha com isso. Para os designers e publicitários, é sempre bom manter-se atualizado em relação a isso e, para quem é leigo no assunto, é vital para entender a complexidade do processo e todas as etapas que ele contempla. Leiam. O link com todo o processo está aqui.


Off topic.


Sensacional o projeto desse edifício rotativo que será construído em Dubai, a terra da arquitetura megalomaníaca. É coisa de ficção científica... O arquiteto responsável pela criação do projeto é David Fischer da Dinamic Architecture.



O edifício terá 80 andares. Cada andar terá 77 geradores de energia eólica, que forneceram energia suficiente para a operação do empreendimento. Nos apartamentos residenciais, haverá espaço para uma garagem interna.





No vídeo abaixo é possível ver o projeto 3D do edifício em funcionamento e as suas características.
Será esse o futuro da arquitetura? Edifícios dinâmicos?




Via [ obvious ]


Porcão entalado entre edifícios.


Esta ação, impossível de passar despercebida, foi criada pela Saatchi & Saatchi de Nova York para divulgar o fio dental da Glide. Sensacional!



Via [ bestadsontv ]


HP "Maestro" [ correção ].


Novo comercial da HP para divulgar o novo HP TouchSmart PC. Muito bom! Aliás, a HP tem feito filmes muito bons para seus notebooks também, usando o Seinfeld e outras personalidades. Vale a pena ver a campanha chamada "HP Hands". A criação é da Goodby, Silverstein & Partners e a produção é da Psyop.


Animação muito legal.


Esta animação da Coca-Cola é do ano passado, mas eu queria resgatá-la para postar aqui pois ela é muito boa e, rendeu um site muito legal chamado Coca-Cola Faithless. Isso tudo no ano passado, é claro. O site é bem legal e tem uma proposta de interatividade bem legal que envolve o uso da webcam. Vale a pena acessar enquanto ainda está no ar.


Jack Black rules!!!


Jack Black deve ter tido algumas aulas com o Scatman John. Sensacional o que ele faz nessa vinheta do Nickelodeon Kids Choice Awards 2006. Sou muito fã dele!


Estarei em off hoje.
Amanhã eu volto com mais updates.


Esqueci...


Vocês devem ter notado um pequeno balão no lado direto do blog, não? Eu coloquei faz um tempo e acabei esquecendo de explicar o que era. Bom, hoje a função relativa ao balão começou. Trata-se da primeira corrida virtual de balões. Parece meio estranha essa explicação, mas tem fundamento, e a idéia é muito boa! No site www.playballoonacy.com, você se cadstra, escolhe um balão. O seu balão irá então percorrer um longo caminho atravessando vários sites cadastrados e, quem conseguir chegar primeiro no final, ganha um viajem. Mas, o prêmio só vale para quem reside na Inglaterra. Para nós brasileiros, é uma boa se você tem um site porque você é possível cadastrar o seu blog ou site para que ele faça parte do percurso virtual dos balões. Sendo assim, o ele será acessado por um série de balões diariamente, gerando novos views de vários lugares do mundo. Muito legal! Espero ter sido claro na explicação. Essa ação foi criada para a Orange, empresa de telefonia britânica, para divulgar seus novos planos.


Star War Intro personalizada.


No site Star Wars Crawl, você pode fazer sua própria Intro do Star Wars, escrevendo o título e o texto que bem entender e ele gera a animação para você na hora. Bem legal.

Via [ /film ]


Sensacional!


Não consigo parar de ouvir desde que vi o comercial do iTunes. O resto do CD também é muito bom.



Mixwit


Mais Estranho que a Ficção.


Acho sensacional o visual gráfico da abertura desse filme, todas as inserções matemáticas em forma de gráfico que cercam o personagem principal. Lembrei disso porque acabei de ver este clipe, cuja a inspiração é óbvia. De qualquer forma, o filme é muito bom! Assistam Mais Estranho que a Ficção (Strange Than Fiction). Vou postar abaixo a sequência de abertura que ilustra o que eu estou falando. Segue.



Momento "Bullet Time".


Para mim, essa cena já valeu o filme! Lembro que fiquei rindo sem parar quando vi essa cena no trailer. Achei ela no Youtube e resolvi postar aqui. Brian Singer fez um grande filme. Mas, Christopher Reeve ainda é o melhor Superman pra mim, embora Brandon Routh esteja muito bem no filme.



Nova série de J.J. Abrams vaza na internet.




Acabei de assistir o episódio piloto da nova série de criador de Lost, J.J. Abrams, Fringe. Posso dizer que a inspiração em Arquivo X é total! No clima, na abertura, na trilha, e até um pouco da história, que envolve fenômenos paranormais. Assumidamente inspirada na série de Chris Carter, Fringe ainda sim consegue ser original.

Eu gostei bastante da premissa, dos personagens e achei episódio piloto muito instigante. Uma trama grandiosa de pano de fundo para a série parece começar e se construir, deixando muitas perguntas e mistérios no ar, assim como aconteceu com Lost. Claro que só teremos uma impressão real da série depois dos primeiros episódios da primeira temporada. Até porque, muitas vezes, a série segue um rumo diferente do que o piloto propõe. Só por esse episódio não dá para saber se a trama se sustenta. Agora é esperar para ver.

Fringe estréia nos EUA no segundo semestre, aqui no Brasil, ainda não há previsão de estréia.


Ainda na série: edição e trilha fazem dieferença sim!


Encontrei hoje no Update or Die um trailer editado do Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller's Day Off) feito para ser uma filme pesadão. Eles fizeram uma edição em cima da trilha de Requiem para um Sonho. Dá pra sentir no que deu, né? Ficou muito bom, pena que ele se perde no ritmo e no tempo... é um pouco longo - 4 minutos.



Trilha e edição fazem o filme.


É velho mas vale a pena relembrar! Vou postar abaixo o trailer feito por um estudante para um trabalho acadêmico que virou febre no Youtube alguns anos atrás. É a versão do trailer do Iluminado (um dos filmes de terror mais assustadores da história) editado para ser uma comédia romântica. Sensacional! Depois dizem que a trilha e a edição não fazem diferença no filme.


Mais notícias do Viral do Batman.




Aparentemente, as pizzas entregues ontem continham pacotes com máscaras do Batman. Desta vez, a campanha viral convoca os defensores do morcego, convidando-os a se associarem a campanha lançada no site Citizens For Batman, e impedir a polícia de prender o Batman. No site Gotham Cable News, tem uma seção que convoca as pessoas a mandarem vídeos e/ou fotos do morcego em ação. Para participar é só clicar aqui. Paralelo a isso, a Nokia, patrocionadora do filme, também lançou seu site temático, cheio de promoções e um celular, também temático, o Nokia 6205, que terá venda exclusiva online.

Via [ omelete ]


Vencedor do GrandPrix de Outdoor/Promo em Cannes.


Coloquei aqui porque, na época em que o site ainda estava no ar, eu fiquei maravilhado com idéia e com a execução do site. Agora, vendo o vídeo do case, descobri que a campanha era maior ainda. E que eles projetaram em um prédio, ao vivo, os filmes exibidos no site. Genial!!! Muito merecido o prêmio. Vou postar aqui o case da excelente campanha da HBO criada pela BBDO de Nova York.


100 melhores posters de filme.




O site TCCandler fez uma seleção dos melhores posters de filme de todos os tempos. Bem legal a seleção deles mas, acho que faltaram alguns posters. Mas isso é muito pessoal, é claro! Na página do site, embaixo de cada poster, tem uma justificativa de porque aquele poster foi escolhido. Ainda não li de todos, mas pelo menos sabemos que ele teve um critério de escolha. Boa seleção. Confiram.

Via [ ginga blah ]


Cannes Lions 2008.


Para quem quer acompanhar os vencedores do festival, o site oficial da premiação está muito bom. Inclusive, você pode ver as peças com uma ótima resolução, principalmente, em PRESS e OUTDOOR. Acessem lá. E, se quiser saber mais, o BlueBus e o CCSP estão fazendo a cobertura completa de todos os prêmios.


ARGs + Advergames.


Ultimamente tenho postado muita coisa sobre o ARG do Batman e não tenho trazido muitas outras coisas. Mas é que a revolução dos ARGs e dos Advergames têm intrigado e despertado muito a minha atenção ultimamente. É um ramo novo para a indústria e uma nova abordagem que parece estar dando muito certo, pelo menos para Hollywood.

A sensação é de que você faz parte do filme, que uma parte da história é o público que faz e isso é perfeito! Funciona muito bem nessa era da colaboração e da geração de conteúdo pelo usuário.

Imagino que essa estratégia de divulgação, quando pega um público essencialmente formado por fãs, tenha uma aceitação e uma motivação maior. Porque, naturalmente, os fãs
já estão predispotos a participarem. Claro que essas ações também funcionam bem para outros públicos e para outros produtos, desde que bem construídas.

Acho que,
com a chegada da TV Digital, a propaganda vai se tornar cada vez mais interativa, envolvendo o consumidor de outra forma, muito mais eficaz: através do divertimento. E a internet é o meio mais favorável e adequado para explorar essa nova tendência de mercado.

Ainda vou escrever um post mais completo sobre os ARGs e um sobre o "case" Batman, mas por enquanto, fico por aqui.


Gotham Tonight Episode 1.


Caiu na internet a gravação do Gotham Tonight. O episódio especial tem 8 minutos e fala da campanha eleitorial de Gotham, onde temos um debate entre os outros dois candidatos e o acessor de Dent. Vale a pena conferir e ver a históira paralela do filme sendo construída. Vou postar aqui embaixo.



Gotham Pizzeria.



O Gotham Times, jornal virtual de Gotham, foi atualizado. Eu fui dar uma olhada nas notícias e notei que havia um anúncio de uma pizzaria na página dois. Digitei o nome da pizzaria no browser e acrescentei o .com no final - fui parar no site do restaurante. Ao navegar um pouco pelo site, descobri que essa Gotham Pizzeria está dando 245 pizzas de graça para quem pedir a telentrega (só está disponível nos EUA). E, julgando pelo logotipo da Domino's Pizza no rodapé da página, posso garantir que essa telentrega seja real. Ou seja, mais uma fase do viral do Batman despontando para o pessoal mais atento. Por enquanto, ninguém descrobriu isso ainda, pois a contagem de pizzas entregues ainda é zero. Provelmente, quem pedir a pizza vai recebar algo da campanha, só nos resta saber o que! Sensacional!


Enquanto o mundo fala de Cannes...


Eu vou postar aqui, mais uma vinhetas de Wall-E, outro filme que eu estou ansioso para ver.













Sem limite para a criatividade.


Muito legal... mas imagina o trabalho que não deu para criar todas essas pastas!


Dark Knight Alternative Trailer.


Saiu hoje pela manhã, no Comcast On Demand um clipe do primeiro episódio do Gotham Tonight e, junto com o clipe de 8 minutos com notícias de Gotham, surge uma versão extendida do segundo trailer do filme. O trailer novo eu achei no YouTube, mas o clipe do Gotham Tonight foi retirado da internet. Pena! Estava curioso sobre o conteúdo do clipe.

Para mim, tem sido uma espera infinita por esse filme. Falta um mês para a estréia e eu já comecei a contagem regressiva. Faz cerca de um ano que eu estou acompanhando o ARG e, muito por causa disto, meu envolvimento e ansiosidade para ver o filme são muito altos. É... o ARG realmente já cumpriu a sua missão: mater o filme vivo até o seu lançamento. Missão cumprida? Ou ainda tem mais?



BMW feito de tecido.


Sem cometários. O carro parece ter vida! O nome do tecido que reveste o carro se chama GINA. O conceito ficará exposto no Museu da BMW em Munique.



Via [ ginga blah ]


Fotos sensacionais.



O efeito visual que essa fotógrafo conseguiu retratar aqui é algo! São fotos de bolhas de sabão, e, algumas são um macro da textura do sabão na superfície da bolha. O resultado é incrível! O portfolio dele também tem outras fotos bem legais e experimentais, mas, sem dúvida, nesse trabalho ele se superou. Pra conferir o trabalho de Jason Tozer, clique aqui. As fotos das bolhas ainda não estão no site dele, mas você pode vê-las aqui.

Via [ creative review ]


Cachorro pixelizado.



Uma ação feita para divulgar a nova camera Leica D-Lux 3 espalhou cachorros pixelizados em vários pontos. Uma idéia legal para falar sobre resolução! Claro, que eles levaram isso para o mundo real. Ficou muito legal o mockup do cachorro. A execução ficou muito boa também. A criação é da Phillips und Keuntje de Hamburgo para a Meister Camera.

Via [ bestadsontv ]


6 Mitos dos Videogames.


Achei muito interessante o que o Thiago Silveira fala no blog dele sobre os mitos que cercam os videgames hoje em dia. E, bate muito com o que eu penso! Então resolvi colocar o link da matéria aqui. Leiam!


Mentos Kiss Fight.



Mais uma excelente criação no formato site + game da North Kingdom. Desta vez o cliente é a Mentos. Bom, para começar a falar devo dizer que o game é muito envolvente e visualmente sensacional! O estilo da animação 3D é intercalada com filmes que introduzem os games. Só jogando para sentir como esses caras vão longe. A North Kingdom tem se destacado por sua excelência em mídia digital. Para ter uma pequena amostra do trabalho deles basta acessar o Coke Zero Game, que, inclusive, eu já falei aqui. Não precisa falar mais nada. Uma experiência alternativa única. Vale conferir mesmo!

Via [ colmeia ]


Filme da Golf.


Um dos melhores comerciais que eu vi nestes últimos tempos. Sensacional! O filme brinca com a influência da realidade no sonho. Uma idéia excelente! A criação é da Ogilvy Cape Town e a produção é da sul africana Velocity Films.




Campanha de Dark Knight volta a ativa nos EUA.



Acabei de ler no Omelete que os celulares do Coringa receberam SMSs indicando que algo acontecerá nesta sexta-feira 13, reativando o Arg do Batman que estava um pouco parado. O texto que eles receberam foi esse: "Palhaços, estão prontos para algumas risadas?" e "Você me faz sorrir. Espero que você não seja supersticioso". O que será que acontecerá? Está chegando cada vez mais perto do lançamento do filme, já temos dois trailers, um série de posters divulgados... Realmente não sei qual será a próxima missão e qual o "brinde" que teremos no fim dela! Vamos esperar para ver.

Em tempo, o site fake do canal de notícias de Gotham, o Gotham Cable News, foi atualizado para anunciar que sexta-feira agora (será que podemos esperar alguma ação do ARG aqui?) vai estrear o Gotham Tonight, programa de notícias, com o jornalista Mike Engel. Mas, o mais legal do site, além do layout que é muito bom e bem adequado com o modelo de sites de notícias americanos, são os banners das laterais. Muitos deles levam para outros sites da campanha, como o Gotham City Rail, ou até mesmo o site da companhia aérea de Gotham, a Kinsly Travel. Isso eu achei demais! É impressionante a dimensão desse ARG! Espero que eles inscrevam o case em vários festivais porque, sem dúvida nenhuma, ele tem tudo para ganhar vários prêmios. Foi criada uma "Gotham Virtual" para a campanha, existem sites falsos de tudo que se possa imaginar! Inclusive, todos os anúncios do Gotham Times também tem seus respectivos sites, basta procurar no Google por eles. Está tudo lá! Foi tudo muito bem pensado e planejado. Fico me perguntando quanto tempo eles levaram para criar tudo isso? E quanto começaram a pensar no jogo?

Vamos esperar até sexta e ver o que vai acontecer. Fiquem ligados.


iPhone 3G.


Foi lançado, agora pouco nos EUA, o tão aguardado iPhone 3G. Só se fala nisso hoje. Segue o comercial recém saido do forno.



Flyer inteligente.



Muito bem pensado! A agência Struck dos EUA, criou uma forma de transformar a antena de rádio dos carros em mídia para divulgar uma academia.

Via [ directdaily ]

Acho que é fake, mas fico na dúvida!



Tropic Thunder Viral.


Em um dos sketchs do MTV MOVIE AWARDS, Ben Stiller, Robert Downey Jr. e Jack Black se reúnem para promover Tropic Thunder e Ben Stiller tem uma idéia genial - fazer um viral! Uma excelente critica! Eles pegaram bem o cerne da questão! Hoje, todo mundo quer fazer um viral. Parece que virou moda! Parece ser a solução para os problemas de comunicação de qualquer cliente, lhe dando uma visibilidade absurda mantêndo-o em evindência. O problema é, que são poucos os virais que realmente se viralizam e, além disso, ele não pode parecer forçado se não o próprio público ignora. E é assim que começa a sátira no Movie Awards, Ben Stiller traz o próprio público, seu sobrinho, para ajudar a decidir o melhor e mais impactante viral para divulgar o seu filme e, é óbvio, que eles vão além do racional... Vale a pena conferir!


Via [ estalo ]


Banner interativo.


Bem legal a idéia desse banner da POWA criado pela TBWA. Não vou falar muito para não estragar a surpresa. Clique aqui para ver o banner.

Via [ bestadsontv ]


Vídeos na Internet.




Em uma pesquisa desenvolvida pela Ipsos, instituto de pesquisa de mídia, mostra um crescimento de 8% de 2007 para 2008 no costume de visualização de vídeos na internet, comparada com a televisão, que perdeu 5%. Me parece bastante significativo esse aumento. E, do jeito que as coisas andam, só tende aumentar!

Via [ advertido ]


Poster Star Wars Expo Bruxelas.



A idéia não é nova, mas o visual ficou muito legal! A criação é da TBWA de Bruxelas.

Via [ bestadsontv ]


Submarino verde.


Hoje o Submarino trocou a cor da home do site para verde. Eles estão fazendo isso porque hoje é o dia do Meio Ambiente e uma parte da renda das vendas do dia será destinada a WWF-Brasil. Ser verde é a preocupação do momento. Só espero que isso não seja só mais uma modinha!

Via [ brainstorm9 ]


Evolução do Youtube.


Muito bom esse sistema de interatividade que o Youtube parece estar testando. É a evolução do vídeo convencional para vídeo interativo. No flash, isso é possível, mas a estrutura de upload do Youtube hoje, não te dá a possibilidade de interatividade. Isso, provavelmente, está mudando. Uma nova possibilidade muito interessante para o meio.

Não tinha como embedar no post, então coloquei o link aqui.

Dica do Patrick.


Linguagem dos sinais com fósforos.



Acho que a imagem é autoexplicativa, não? Resolvi postar aqui porque eu achei muito legal a idéia que esse cara teve de pegar caixas de fósforo na rua, transformando em um excelente recurso visual para mostrar a linguagem de sinais. No site dele, tem mais alguns outros legais.

Via [ desing fckr ]


Sensacional.


Estou um pouco atrasado, mas acho que ainda é tempo de falar disto. Ainda não tinha tido tempo de assistir a esse filme da Honda onde paraquedistas soletram HONDA no ar. Só hoje, finalmente, consegui ver! Fiquei sem palavras... Achei sensacional! Tanto a manobra quanto a idéia. A boatos que foram meses e meses de treinamento para fazer esse STUNT. Acho que o ato fala por si só e mostra que o treino valeu a pena. A ação foi realizada ao vivo no céu da espanha. Muito legal e, acima de tudo, bem diferente a iniciativa. A comunicação da Honda tem se mostrado bem diferenciada nos útlimos anos. E, com uma ação dessas, a marca só tem a ganhar. Sem mais delongas, segue o vídeo.