[- danielSIMON web -]: Opening titles...

Opening titles...


Sempre fui um
tv show addicted. Sempre gostei de assistir muitas séries desde pequeno e muitos destes seriados marcaram minha infância. Uma das coisas que sempre me chamou a atenção desde que escolhi a propaganda como profissão são as aberturas, tanto de filmes com dos seriados que assisto. Muitas vezes é a trilha que chama mais atenção outra é o visual gráfico. Vou colocar aqui 5 aberturas de séries que eu acho excelentes! Destas séries, as únicas que eu não acompanho, mas pretendo assistir assim que der são Dexter e Mad Men. As outras já não estão mais em exibição. TrueBlood começou a exibir sua segunda temporada semana retrasada nos EUA e deve chegar por aqui só no ano que vem.

Vou comentar um pouquinho cada uma a seguir:


Dexter:

Dexter é uma série sobre um Serial Killer "bomzinho", ou seja, ele só mata quem realmente merece morrer. Bizarro não! E a abertura pega bem este conflito de idéias, sugerindo em um simples "se arrumar para o trabalho" em uma série de assassinatos. Genial!



TrueBlood:

TrueBlood começa com uma premissa muito boa: se os humanos inventassem um sangue sintético, os vampiros poderiam viver "pacificamente" com eles? Esse cenário alternativo se passa no interior dos Estados Unidos caracterizado por cidadões de uma cidadezinha caipira no meio do nada que começa a sofrer uma série de assassinatos em série. Com um ar meio místico e surreal, a série aborda o tema vampiros com uma outra ótica. A abertura passa muito bem o clima capiresco/vampiresco e místico/religioso da série. Perfeito! Sem falar na trilha que se encaixa perfeita no contexto.



Mad Men:

Mad Men tratata o dia-a-dia de uma agência de propaganda em um momento de transição no mercado onde os produtos começam a ficar iguais uns aos outros e a propaganda teve seu grande momento de ascenção e conquistou o mercado. A abertura tem um visual vetorial, o que a diferencia da maioria das séries que insistem e mostrar cenas de episódios + atores em um emaranhado de fade ins e fade outs seguidos de flashs confusos e sem sentido para melhorar a edição e ritmo. A trilha empolgante e este visual vetorial diferenciado acaba por destacar a série e sua abertura de todas as outras facilmente.

Mad Men Opening Credits



Arquivo X:

Aqui eu sou um pouco suspeito para falar mas vou tentar ser crítico. Pra quem não sabe, Arquivo X conta a história de dois agentes do FBI que começam a investigar os casos sem explicação e não resolvidos do FBI. Claro que, ao fazer isso, eles se deparam com uma grande conspiração governamental e uma série de episódios bizarros e paranormais pelo caminho.

Bom, a série é excelente... assistam!
Bom, feita a propaganda, vamos ao que interessa. A abertura da série transmite muito bem esse clima e apresenta alguns dos temas que permearão e fundamentarão a série. Logo no início surgem uma série de frases e títulos que retratam um pouco o clima de mistério que a série apresenta intercalados com imagens sinitras e de "arquivo confidencial". Embora eu tenha criticado o fato da maioria da sequências de aberturas mostrarem os atores, Arquivo X mostra isso de forma diferente, exibindo os protagonsitas em uma imagem de suas respectivas identificações (IDs) do FBI. E, a abertura acaba com uma frase emblemática que virou jargão e referência ao se falar da série: "The Truth is Out There" (A verdade está lá fora).

XFiles entry


Twin Peaks:

Twin Peaks começa com um assassinato em uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos que dá nome a série. A grande questão que permeia o suspense criado na série e a pergunta que precisa ser respondida é: Quem matou Laura Palmer? Como todo trabalho de David Lynch, a exploração do surrealismo é um ponto alto da série embora a abertura explore mais o pacifismo e a monotonia da pacata vida na cidade de Twin Peaks antes do assassinato. A trilha e as imagens lentas criam um clima de tranquilidade, retrando a sensação de viver em uma pacata cidade do interior, um contraponto aos episódios da série que mostram o evento que marcou o fim da paz em Twin Peaks.

0 [ comments ]: