[- danielSIMON web -]: Cloud Computer Games.

Cloud Computer Games.




Eu já ouvi falar faz mais de um ano sobre essa empresa e a proposta deles de democratizar e mudar a indústria dos consoles daqui pra frente. Volto a falar agora porque semana que vem eles entram em fase de beta teste nos Estados Unidos. Bom, antes de começar a divagar sobre isso, vou contextualizar.

O projeto do ONLIVE já está em desenvolvimento faz 7 anos nos Estados Unidos. E já tem muitos parceiros de renome da indústria, como, Atari, EA, Ubisoft, Warner Bros, entre outros que acreditaram no potencial do projeto. A tecnologia pretende atingir gamers que não tem dinheiro e condições de comprar um videogame ou até mesmo quem não tem condições de montar um computador de última geração para jogar os jogos que necessitam de um hardware melhor. O sistema elimina essa necessidade de atualização pois o game é rodado diretamente no servidor e só a imagem é enviada ao jogador. Portanto o gamer só precisa ter uma conexão boa de internet para jogar qualquer tipo de jogo. Isso, na teoria, é muito promissor! É o início do que podemos chamar de Cloud Computing Game Experience.

Claro que até agora eu só falei das vantagens da idéia porém, ela se torna inviável com a conexão de internet banda larga que temos aqui no Brasil, por exemplo, que é uma das piores do mundo. Talvez nos Estados Unidos eles consigam fazer com que funcione mas ainda falta investimento em infraestrutura de hardware nos servidores pra rodar jogos tão complexos para tanta gente ao mesmo tempo sem travar. O beta teste servirá para avaliar isso acredito. Mas, de qualquer maneira, a proposta é no mínimo ousada e bem direcionada. É bem provavel que estejamos perto de um novo modelo de negócios para essa indústria que provavelmente diminiuirá com a pirataria. Posso estar enganado mas me parece uma solução interessante!

1 [ comments ]:

Anônimo disse...

Cara,
a banda de internet deixa de ser problema se for usado, por exemplo, a tecnologia NX http://en.wikipedia.org/wiki/NX_technology

Abraços